sábado, 16 de abril de 2011

Visitas Especiais em Março e Abril...

Dia 23/3- Instituto Harmonia na Terra


Patrícia, Guilherme e Daraka, do Harmonia na Terra 
nos presentearam com a sua visita.
Nossos alunos de ensino fundamental, juntamente com os professores, 
participaram do jogo CARTA DA TERRA:
Um jogo cooperativo que promove os valores e princípios da Carta da Terra.




Dia 6/4- Leonardo Boff


Um sonho VERDE

Escritor Leonardo Boff visita escola em Joinville para conhecer a educação

integrada ao meio ambiente que obteve reconhecimento do jornal espanhol “El País”

Foi em uma escola com menos de cem alunos no interior de Joinville que Leonardo Boff se deparou com um mundo perfeito, pelo menos no que se refere aos seus livros e sua experiência como teólogo e filósofo. No prédio de poucas salas, onde está a Escola Municipal Hermann Müller, no Rio Bonito, em Pirabeiraba, o escritor se rendeu à delicadeza dos jardins e o interesse prematuro pelo meio ambiente. É a escola dos sonhos, admirou-se.

A visita foi um pedido da diretora da escola, Silvani Aparecida da Silva Almeida. Entre um compromisso e outro da apertada agenda de atividades em Joinville, Boff arrumou alguns minutos na manhã de ontem para conhecer de perto o trabalho educacional que chegou a ser destaque no jornal espanhol “El País”, em janeiro deste ano. Mesmo dispondo de um curto espaço de tempo – o escritor tinha programado um bate-papo com os leitores na Feira do Livro –, a visita acompanhada por alunos de 4ª e 5ª séries e pelo secretário de educação, Marquinhos Fernandes, deixou o defensor da ecologia emocionado.

Recepcionado por música e versos, Boff tomou um café com produtos regionais e frutas organizado pela direção da escola. “É bom ver que eles estão crescendo com uma nova mente e coração, com espírito e amor à natureza. Estes pequenos terão de ser corajosos no futuro por ter uma forma diferente de pensar”, enfatizou.

Boff não só passou seus ensinamentos, deixando um exemplar do livro “Responder Florindo” para o acervo da escola, como também levou bons exemplos para suas próximas publicações. “A escola precisa ser assim, sem paredes, com total interação com as plantas e os animais, e não se voltar apenas para o intelectualismo”, disse.

O projeto de ensino que visa a instigar a contemplação, admiração e respeito das crianças pela natureza foi implantado no Hermann Müller há oito anos. Segundo a diretora, cerca de 70 alunos do ensino fundamental e educação infantil têm aulas integradas ao meio ambiente. “Eles aprendem a plantar e respeitar os bichinhos. Temos um orquidário que as próprias crianças cuidam para depois devolver as plantas desenvolvidas à mata”, afirma.

Além do orquidário, Boff conheceu o Bosque da Leitura e o Jardim Encantado, mas foi nas letras que ele viu o segredo que leva os alunos a terem interesse nato pelo assunto. “Aqui a poesia é uma ferramenta para trabalharmos com a ecologia”, contou Silvani.








Twitter de Leonardo Boff:



2 comentários:

Veronica disse...

Que honra, hein! Gostaria de conhecêfrnattfrnatt-lo também!

Veronica disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.