terça-feira, 20 de julho de 2010

BOI-DE-MAMÃO: Alegria, valorização-resgate da cultura popular e aprendizagem



O boi de mamão é um dos folguedos mais populares no litoral de Santa Catarina. Envolve dança e cantoria, entorno do boi e outros personagens.
Até algum tempo atrás, cerca de trinta anos, o folguedo era apresentado nas ruas das cidades, no período de junho a agosto.
Durante um trabalho, que tinha como tema "folclore", percebi o interesse das crianças pelo folguedo. Pesquisamos na internet, nos livros, vimos vídeos e participamos de oficinas com o Grupo Joinvillense de Boi-de-Mamão Entre Parentes.



A partir desse estudo, surgiu a necessidade de formar um grupo, que deveria ter a cara da nossa escola: Surgiu então, o Boi Florido. Um boi-de-mamão ecológico, que canta a preservação e o amor a natureza.
Os alunos produziram as cantorias, pais e comunidade trabalharam na confecção das fantasias e o boi tornou-se realidade:

Nós tamo chegando
Abra o portão
Vamo apresentá
O boi-de-mamão...

E com esse refrão, pedimos licença, abrimos passagem...

O boi desfilou, encantou na feira do livro, passou pela feira da sustentabilidade, dançou no aniversário de Pirabeiraba e está cada vez mais vivo em nossa escola: Encantando adulto e criança e sempre deixando o seu recado: "Olha a natureza, vem comigo cuidar?"

0 comentários: